quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Cruzando o rio.

Hoje a Sra.Janet Yellen, está sendo sabatinada pelo senado norte-americano para se tornar a primeira mulher a presidir o Federal Reserve , FED, onde atualmente ela é a vice-presidente.

Neste caso, a “entrevista” com o senado é um mero pró-forma. Basta olhar o extenso currículo da sabatinada.

Ela se formou em economia na Brow University em 1967 com honras summa cum laude - a maior delas -, indicando a máxima qualificação possível em uma titulação universitária. Em 1971, ela recebeu o seu PhD na Yale Universidade. A economista foi ainda professora assistente em Harvard entre 1971 e 1976 e economista do Federal Reserve Board of Governor entre 1977 e 1978. Além disso, Yellen também foi integrante do Comitê de Política Econômica da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) entre 1997 e 1999.

Yellen pertenceu ao grupo de conselheiros econômicos no governo de Bill Clinton, entre 1997 e 1999. Ela lecionou ainda na Universidade de Harvard e na London School of Economics, duas das principais instituições de ensino do mundo. Atualmente, ela é professora emérita da Universidade de Berkeley.

Atualmente, a economista possui uma cadeira no Conselho de Governadores do Federal Reserve. Ela é membro do Conselho de Relações Exteriores e da Academia norte-americana de Artes e Ciências. Ela é uma veterana do Fed, trabalhando tanto no Conselho de Administração e também como presidente da autoridade em São Francisco. Ou seja, ela possui experiência tanto em Washington quanto nos bancos regionais.

Yellen é descrita por uma amiga como uma "pequena senhora com um grande QI"(Quociente de inteligência; não confundir!)".. As suas anotações de aula, feitas nas aulas de James Tobin, economista keynesiano ganhador do Nobel de 1981, na Universidade de Yale, eram tão claras que serviram como guia de estudos para gerações de alunos da pós-graduação. Atualmente escreve artigos frequentemente com George Alerkof, ganhador do Prêmio Nobel de Economia em 2001.

Com todo este currículo, quem deveria estar sabatinando quem ?

Mas é certo que o desafio que Janet Yellen irá enfrentar não será fácil e ela poderá até ser levada pelas fortes correntezas deste imenso rio, que é a economia americana. Mas que parece ser uma pessoa altamente preparada e qualificada para assumir o posto máximo desta gigantesca economia.

É por essas e outras, que as coisas costumam dar certo para os USA.

Se não for assim, teremos apenas ilusionismo e pura pirotecnia.

Este assunto, me fez lembrar de uma história:

- Encontraram-se a beira de um rio, um mago, um yogue e um mestre zen. (Aqui faço um parênteses para explicar que a pratica do zen japonês não é viver a vida absorto da realidade, como ficou tipificado no ocidente, e sim vivê-la profundamente em todos os seus aspectos, em plena consciência). Continuando...........

O yogue disse: “Vou mostrar à vocês como se atravessa um rio”. Elevou-se no ar e pousou na outra margem. Então o mago disse: “Isso não é nada”. Foi até a beira do rio e foi caminhando por sobre a água até o outro lado. O mestre zen, olhando tudo aquilo, arregaçou a roupa, entrou no rio e foi com muita dificuldade, caindo, tropeçando, nadando, até que chegou a outra margem todo ensopado. Começou a torcer a roupa, olhou para os dois e disse:

-“Vocês não sabem nada sobre atravessar um rio”

Referenciasda informações: Infomoney

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário sobre o texto.